O senador capixaba Marcos do Val (Cidadania-ES), um dos poucos com coragem para enfrentar algum dos membros do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou em abril uma denúncia de crime de responsabilidade contra o ministro Gilmar Mendes, segundo informou o site do Senado Federal. A representação (PET 9/2019) pode levar ao impeachment do ministro.
A representação de Marcos do Val (PET 9/2019) é a primeira assinada por um senador. As informações do gabinete do senador, é que ela está aguardando apreciação do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Se aceita, pode levar ao impeachment do ministro. Será então instalada uma comissão de 21 senadores para emitir parecer. A decisão final caberá ao Plenário. O quórum para o impeachment de um ministro do STF é de dois terços da Casa, ou 54 senadores.
Entenda
A denúncia lista três condutas que, segundo Marcos do Val, são passíveis de processo e julgamento pelo Senado. O senador acusa Gilmar Mendes de exercer influência indevida para a instalação de um complexo industrial em Diamantino (MT), sua cidade natal; de atuar no julgamento de habeas corpus de uma pessoa com quem tinha relacionamento íntimo; e de atuar em um processo com participação de escritório de advocacia do qual sua esposa era sócia.
O ministro Gilmar Mendes foi alvo de 16 pedidos de impeachment no Senado desde 2005, maior número entre os integrantes do STF nesse período.
Parece gozação que temos que nos defender de um elemento do STF.
O BRASIL HONESTO clama por ética e honestidade.
Com o Alcolumbre nada cai passar. Esse presidebte do senado está igual ou pior do que o Renan. Ele sim precisa sair também para rosseguir com os pedidos contra os corruptos que estão engavetados
Boa senador. Parabéns.