A Vigilância em Saúde de São Gabriel da Palha, divulgou nesta segunda-feira, 29, o boletim epidemiológico semanal de dengue.
De acordo com o documento, na cidade, entre os três bairros nos quais foi realizado o trabalho e levantamento dos dados mostra números significativos de focos encontrados.
No bairro Aparecida 21 focos foram encontrados, entre 486 imóveis visitados. No bairro Santa Terezinha, 14 focos, sendo que naquele bairro a equipe de vigilância visitou outras 622 casas. No bairro Aymorés, foram encontrados 02 focos entre 548 imóveis.
Imóveis fechados
Considerando a quantidade de imóveis visitados nos três bairros gabrielenses, totalizando mais de 1.600 e, 37 focos encontrados entre estes, ainda é preocupante a quantidade de imóveis em que a vigilância em saúde não tem acesso, por estarem fechados ou, pelos proprietários rejeitarem a visita. O número de casas não visitadas chega a 353.
De acordo com o coordenador de vigilância ambiental do município, Rafael de Mello, a meta estipulada pela Secretaria de Estado da Saúde do ES, é que sejam visitados 80% dos imóveis, em toda cidade, bairro por bairro. “Os imóveis fechados são algo preocupante, pois a maior parte dos focos são encontrados nas residências, com a inspeção simples de possíveis depósitos onde o mosquito pode se proliferar, daí esses depósitos são eliminados. Se um imóvel não é visitado, seja qual for o motivo, o risco da doença se proliferar é grande para o bairro”, afirmou.
Segundo Rafael, as visitas dos agentes de endemias, são realizadas a cada quatro meses, mas averiguar a residência é algo que precisa ser feito todas as semanas, pois o ciclo do mosquito é de 7 dias. “A visita dos agentes, auxilia, mas o dono do imóvel precisa estar sempre atento e protegendo sua família contra o mosquito”, frizou.