O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é o gestor do Fundo de Aval criado pelo Governo do Estado para apoiar empresários capixabas na prestação de garantias junto aos financiamentos.
O fundo é um mecanismo garantidor para a contratação de operações de crédito junto às instituições financeiras para subsidiar financiamentos de empreendimentos de diferentes portes e segmentos. O mecanismo tem o objetivo de prestar garantia, total ou parcial, aos financiamentos levantados por micro e pequenas empresas que não consigam apresentar outras formas de garantia, real ou avalizada.
“Ou seja, o Bandes, por meio deste fundo atua praticamente como um avalista do empresário. Os recursos provenientes diretamente do caixa do Tesouro Estadual subsidiam as linhas de financiamento já criadas pelo Bandes e pelo Banestes para combater a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus”, destaca o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira.
O diretor-presidente do Bandes enfatizou ainda que a instituição está alinhada ao cenário e ao momento econômico com este tipo de iniciativa. “O banco atua em constante diálogo para as necessidades dos negócios. Esta é mais uma medida que contribui para a manutenção da capacidade financeira das empresas e amplia o acesso ao crédito para que o empresariado local possa se reorganizar”, afirmou.
Quem pode contratar?
Este mecanismo é destinado a microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, cuja receita operacional bruta anual não ultrapasse até R$ 4,8 milhões. O fundo também atua como avalista do empreendedor em linhas do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), operadas pelo Bandes, e em linhas de microcrédito contratadas com recursos junto ao Banestes.
Na prática, isso significa que empreendimentos de vários segmentos dentro do escopo de comércio e serviços podem buscar o Fundo de Aval Bandes. A garantia desse fundo pode cobrir financiamentos de até 15% da receita bruta do beneficiário, e no máximo, a até R$ 480 mil, que representa 10% do valor de referência de enquadramento no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Como acessar?
Para acessar o Fundo de Aval Bandes o interessado deve procurar as linhas do Banestes, no caso de MEI e para micro e pequenas empresas, e o Fungetur, no Bandes, para o caso de empresas do segmento turístico.