Quarta, 19 de Junho de 2024 16:32
27 9 9995 3478
Geral Espírito Santo

Empresas capixabas podem investir em práticas sustentáveis com apoio do Bandes

O dia 05 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente, serve como um lembrete da importância d...

04/06/2024 21h15
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O dia 05 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente, serve como um lembrete da importância de preservarmos os recursos naturais do planeta. Em um momento marcado por tragédias climáticas e ambientais cada vez mais frequentes, a preocupação com o meio ambiente se tornou comum entre consumidores e, consequentemente, entre as empresas. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis no dia a dia aumentou de 74% para 81% em 2023.

Para permitir que as empresas capixabas atendam a essas demandas e sejam ambientalmente responsáveis, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) se destaca como um aliado, disponibilizando linhas de crédito e serviços adequados.

“Bancos de desenvolvimento têm desempenhado um papel crucial na promoção de práticas alinhadas à agenda ambiental, financiando projetos que visam à preservação, à inclusão social e à transparência nas operações”, destaca o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive.

“Instituições financeiras, como o Bandes, são fundamentais para impulsionar iniciativas que alinham crescimento econômico e sustentabilidade, por meio do financiamento de longo prazo. Por meio de linhas de crédito e financiamento, os bancos de desenvolvimento incentivam empresas e projetos que adotam práticas ESG, contribuindo para a mitigação de impactos ambientais e promovendo um desenvolvimento mais equilibrado”, complementa Saintive.

O apoio a projetos de energia renovável, manejo sustentável de recursos naturais e eficiência energética são algumas das áreas em que o banco de desenvolvimento capixaba tem concentrado seus esforços. Essas iniciativas não só ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como também criam empregos e fomentam o desenvolvimento local.

Por um Espírito Santo mais verde

Um dos destaques do Bandes em prol da sustentabilidade é o crédito direcionado a projetos que visam reduzir o impacto ambiental das empresas, como a linha Baixo Carbono, que propõe recursos para a compra de equipamentos sustentáveis, com bons índices de eficiência energética, bom aproveitamento dos recursos hídricos ou que contribuam para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Outra possibilidade é o financiamento para a implantação de sistemas de geração de energia renovável, como a fotovoltaica. Em 2023, o banco capixaba liberou R$ 10,3 milhões em recursos para apoiar projetos de energia solar no Estado. A implantação da usina fotovoltaica Apolo Solar, em Presidente Kennedy, é um dos exemplos. O projeto foi financiado com recursos do Fundesul Presidente Kennedy que, alinhado ao Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo (Gerar), do Governo do Estado, demonstra o compromisso do Bandes com a promoção da energia limpa e sustentável.

O Bandes também atua com serviços que apoiam projetos para a preservação ambiental. O Programa Reflorestar e o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), por exemplo, têm o objetivo de preservar, renovar e prosperar a cobertura ambiental do Estado, gerando oportunidades e renda para os produtores rurais e estimulando práticas de uso sustentável dos solos. Ambos os projetos são feitos em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), respectivamente.

De olho no futuro

O Bandes também desempenha um papel fundamental na agenda de mudança climática e transição energética do Estado, com a proposta de utilização do Fundo Soberano como um instrumento estratégico. O Fundo foi criado para gerir de forma responsável e de longo prazo as receitas provenientes da exploração de petróleo e gás natural, visando a beneficiar tanto as gerações atuais quanto futuras. O Bandes, como agente do desenvolvimento e operador do fundo, pode direcionar investimentos para projetos estratégicos que promovam a descarbonização e a transição para uma economia de baixo carbono.

Informações sobre linhas de financiamento:

www.bandes.com.br/credito

Gostou do conteúdo? Conheça outras matérias sobre o assunto:

Pousada em Vargem Alta investe em energia renovável com apoio do Bandes

Crédito de baixo carbono apoia aquisição de equipamentos para empresas

Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424

[email protected]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias