Quarta, 19 de Junho de 2024 16:32
27 9 9995 3478
Religiosidade

As estações da vida Passado, presente e futuro

As estações da nossa vida – passado, presente e futuro – são sinais da nossa viagem na estrada da vida

01/01/2024 13h59 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
As estações da vida Passado, presente e futuro

Nilo Wachholz

As estações do ano – verão, outono, inverno e primavera – nos são bem conhecidas e as vivemos e revivemos a cada novo ano. Em cada uma delas podemos aprender, fazer ou aproveitar melhor cada um desses períodos que se repetem ao longo do nosso viver. E nesse roteiro anual de 360 graus, novas e repetidas oportunidades nos são oferecidas enquanto o sol nasce e se põe no horizonte da nossa vida aqui.

       Já as estações da nossa vida – passado, presente e futuro – são sinais da nossa viagem na estrada da vida. Elas sinalizam um caminho de mão única, uma avenida sem retorno. São indicadoras da linha do tempo. Elas fazem do passado, a lembrança, a memória e a história; do presente, o desafio e a percepção da urgência, do agora, que rapidamente se transforma em passado; do futuro, uma realidade desconhecida aos olhos humanos, sobre o qual pouco ou nenhum domínio temos.

       Passado, presente e futuro – são as três etapas na corrida da vida. Ao passado, não podemos voltar. Ao futuro, ainda não chegamos. Só no presente, que vivemos agora, podemos e devemos tomar decisões. Não as mais fáceis, mas sempre buscar as melhores.

       Passado, presente, futuro – é o relógio que marca o tempo da nossa história – que não param. E ninguém de nós o consegue parar. Assim foi em 2023. Assim será em 2024.

       E o que podemos fazer, diante dessa realidade imutável aos olhos humanos? A resposta nos é dada pelo rei Davi, que no salmo 37.5, diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. E no salmo 31, vv. 14,15, ele faz esta confissão: “Tu és o meu Deus. Nas tuas mãos estão os meus dias” (ARA).

       Passado, presente, futuro – Não importa onde estamos, para onde vamos ou aonde escolhemos ou precisamos ficar. Em todos os lugares e situações, Deus está, chegará ou passará primeiro! Ele irá com e adiante de nós. Mostrando ou endireitando o nosso caminho.

          Conosco está – jamais iremos ou ficaremos sozinhos! “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28.20), é a promessa de Jesus. Só ele é: passado, presente e futuro! Por isso, ele estará conosco, também em todos os nossos dias de 2024. Em seu plano e pelo caminho que só ele conhece, nos ensinará em amor e sabedoria: o quê, como, quando, onde, o porquê e, talvez, o para quê – isto ou aquilo, convém acontecer a cada um de nós. Todos somos alvos do seu amor e cuidado. Afinal, para si nos criou, nos amou, nos chamou e nos salvou!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palavra e Fé
Sobre Palavra e Fé
Esta coluna explora os fundamentos da fé e a aplicação prática da Palavra de Deus em nossa vida cotidiana. Abordando questões espirituais e reflexões inspiradoras, busca fornecer insights relevantes e orientações para fortalecer a jornada de fé dos leitores. Com base em princípios bíblicos, a coluna oferece uma perspectiva sólida e encorajadora para enfrentar desafios, cultivar a esperança e promover um entendimento mais profundo da relação entre a fé e a Palavra de Deus.
São Gabriel da Palha, ES
Atualizado às 14h06
29°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

28° Sensação
1.86 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 18° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Amanhã (21/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias