Quarta, 19 de Junho de 2024 16:52
27 9 9995 3478
Educação Educação

Alunos do IFES ganham em 4º lugar na maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Além da premiação na Mostratec, o trabalho já foi um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

31/10/2023 12h36
Por: Redação
Alunos do IFES ganham em 4º lugar na maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Os estudantes Soraia e Guilherme são alunos do Ifes Campus São Mateus e ganharam em 4º lugar na categoria Ensino Médio/Técnico na área de História e Ciência Sociais, na maior feira de ciência da América Latina. Nesta sexta-feira (27), dois estudantes capixabas participaram e ganharam um prêmio na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, onde teve a participação de cerca de 3 mil jovens e crianças competindo em diferentes áreas de conhecimento. Organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, o evento aconteceu entre os dias 23 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.  

Os estudantes do curso técnico industrial em eletrotécnica do Ifes Campus São Mateus, Guilherme Mengali Carvalho, 19 anos, e Soraia Pereira Carvalho, 18 anos, ganharam em 4º lugar na categoria Ensino Médio/Técnica, na área de História e Ciências Sociais com o projeto científico “O papel do Ifes - Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0”.O projeto trata sobre o impacto que a indústria 4.0 tem na região de São Mateus e pesquisa se o Ifes Campus São Mateus está atendendo as necessidades que essa nova era da indústria exige para inserir o profissional técnico industrial no mercado. Para isso, Soraia e Guilherme realizaram entrevistas para 24 egressos da escola e também com sete empresas da região norte e nordeste do Espírito Santo e os resultados mostraram que o Ifes Campus São Mateus atende as exigências da região, porém precisa de aperfeiçoamento para continuar acompanhando a inovação tecnológica 4.0.

Soraia e Guilherme revelaram que não esperavam ganhar em meio a tantos trabalhos relevantes apresentados na feira, ao todo, foram 785 trabalhos com alunos de 14 países e de 22 Estados do Brasil, além do Distrito Federal. “Ganhar um prêmio na Mostratec foi um mix de sensações. Estou muito grata e orgulhosa de nós, ter o nosso projeto premiado na maior feira de ciências da América Latina é um orgulho que eu vou levar para o resto da minha vida. Desenvolvemos uma pesquisa importante a esse ponto”, conta Soraia.

O projeto é orientado pelo professor Albeniz de Souza Júnior, com Coorientação do professor Leandro Dias Cardoso Carvalho e possui o apoio da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc) - Projeto de Extensão do Ifes, do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) e do Instituto Tekoá. Além de ter ganhado a premiação na Mostratec, o trabalho já foi um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace.

O estudante Guilherme explicou que o projeto se encerrou para eles por estarem no último ano do ensino médio técnico, porém, a dupla espera que o projeto continue através de outros alunos do Ifes. “Houve uma conversa com meu orientador para que ele possa continuar o projeto com outros alunos e me coloquei à disposição de explicar para os novos orientados tudo o que foi feito até então na pesquisa”, comenta.

O presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins parabeniza os alunos pela premiação e reforça o compromisso do Conselho em fomentar e apoiar o futuro da ciência e da tecnologia. “Para o CRT-ES, é de grande importância a dedicação dos jovens na pesquisa, isso demonstra a capacidade do ensino técnico profissional para toda sociedade”, afirma o presidente. 

Além do projeto do Ifes São Mateus, o Espírito Santo também foi representado pelo aluno no Ifes Campus Piúma do curso técnico em pesca, Gabriell Costa, com o projeto “Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo”. 

 


Texto - Pollyana Cuel

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias