Sábado, 13 de Julho de 2024 12:41
27 9 9995 3478
Geral Fiscalização

Fiscais do Ipem-ES apreendem extensões elétricas irregulares

Foram apreendidas 14 extensões em um estabelecimento no município de Vitória

19/05/2023 08h19
Por: Redação
Fiscais do Ipem-ES apreendem extensões elétricas irregulares

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou, na terça-feira (16), uma fiscalização de rotina em estabelecimentos comerciais na Região Metropolitana da Grande Vitória. Na ação, fiscais do Ipem-ES apreenderam extensões elétricas irregulares que estavam sendo comercializadas.

Entre as irregularidades encontradas nos produtos estavam os dispositivo que anula a funcionalidade do pino de aterramento; a tomada múltipla sendo comercializada sem ostentar o Selo de Identificação da conformidade; além de partes e peças destinadas à condução de energia elétrica contendo ligas ferrosas, uma irregularidade que aumenta muito a chance de o equipamento pegar fogo.

Foram apreendidas 14 extensões em um estabelecimento no município de Vitória. Será aberto processo administrativo e, após a finalização, a empresa poderá ser penalizada com multa que pode variar de R$ 100,00 a R$1,5 milhão.

O fabricante/importador será autuado e terá prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (esse canal funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias