Sábado, 13 de Julho de 2024 13:01
27 9 9995 3478
Geral Presidente do Bandes

Marcelo Barbosa Saintive toma posse como diretor-presidente do Bandes

Saintive assume o Bandes com o objetivo de apoiar e transformar o setor produtivo capixaba, com a ampliação, a atualização e o reposicionamento dos produtos e serviços ofertados para as empresas do Espírito Santo.

13/04/2023 07h25
Por: Redação
Marcelo Barbosa Saintive toma posse como diretor-presidente do Bandes

O economista Marcelo Barbosa Saintive tomou posse oficialmente como diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). A homologação da indicação do diretor-presidente foi aprovada pelo Banco Central do Brasil no último dia 13 de março.

Saintive assume o Bandes com o objetivo de apoiar e transformar o setor produtivo capixaba, com a ampliação, a atualização e o reposicionamento dos produtos e serviços ofertados para as empresas do Espírito Santo. “Estou chegando ao Bandes motivado e honrado pelo convite do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço. Sem dúvida, o foco consistirá em efetivar o banco como o braço fundamental de política pública de desenvolvimento desenhada pelo Governo do Estado, frente aos desafios colocados pelo contexto das mudanças climáticas em curso”, pontuou.

“Além disso, para os próximos anos, deveremos acelerar o crédito para investimento nos setores industrial e de comércio e serviços, especialmente em empresas de micro, pequeno e médio portes, com ênfase no desenvolvimento regional sustentável. Isso sem deixarmos para a crescente demanda por estruturação de projetos, com foco na coordenação e na elaboração de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para as gestões municipais”, apontou Saintive.

Ele ressaltou que o Espírito Santo conta com um grande potencial para ser referência nacional no que se refere ao desenvolvimento econômico sustentável. “Temos uma extraordinária riqueza natural em termos de biodiversidade. Isso é uma vantagem comparativa do Estado. Além disso, já existem iniciativas importantes nas áreas de Inovação e de Sustentabilidade em que o Bandes participa, como o Programa Reflorestar e o Fundo destinado a fomentar o ecossistema de Inovação ”, completou o diretor-presidente.

Saintive assinalou ainda que a nova diretriz estratégica do Bandes converge de forma inequívoca com a estratégia do Governo em relação à transição para uma economia verde, com a redução das emissões de carbono. “O futuro que já está batendo a nossa porta consistirá, por um lado, em apoiar políticas de incentivo a projetos de impacto climático e social no setor produtivo e, por outro lado, em colaborar com projetos estruturantes cujos condicionantes ambientais serão destacados, como a mensuração de riscos climáticos, a mitigação de gases de efeito estufa e a avaliação ESG”, disse.

O economista salientou também que muitas empresas capixabas já são de ponta e estão implementando processos de gestão ambiental, de melhoria nos ambientes de trabalho (física e de saúde mental), além de projetos voltados para a qualidade do trabalhador. “Isso, numa economia como a nossa, tem o efeito transformador e irradia o desenvolvimento sustentável para todas as cadeias de produtivas do Estado”, comentou.

Referência em desenvolvimento

Saintive assume o Bandes em um momento em que a instituição trabalha para ampliar os produtos e serviços ofertados aos empreendedores do Espírito Santo e vem apostando no fortalecimento e na atração de investimentos estratégicos por meio de financiamentos, investimento em inovação e na indústria, além do financiamento aos municípios na busca de novas fontes para financiar projetos do Estado.

Por meio de um esforço de modernização, o banco vem promovendo a revisão de seus processos internos para fortalecer a função que desempenha no desenvolvimento econômico sustentável capixaba, atendendo com cuidado às necessidades de cada microrregião, tanto na iniciativa privada quanto no setor público, em consonância com a estratégia da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).

Perfil

Marcelo Barbosa Saintive é economista e mestre em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Exerceu a função de secretário do Tesouro Nacional, em 2015, secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento Econômico (2000-2006) e de secretário de Acompanhamento Econômico (2006-2007), do Ministério da Fazenda.

O novo presidente do Bandes tem um currículo extenso: foi subsecretário de Finanças do Estado do Rio de Janeiro (2007-2011), diretor-geral da Estruturadora Brasileira de Projetos (2011-2014), atuou como conselheiro Fiscal na Vale e presidente do Conselho de Administração do IRB Brasil, ambos no biênio 2015-16. Esteve à frente, como diretor-executivo (2017-2021), do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), de 2017 a 2021. Mais recentemente, atuava como consultor na área de Concessões e PPPs.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias