Um dos objetivos do Governo do Estado é garantir que a população esteja sempre informada sobre as ações realizadas em território capixaba. Com o objetivo de incentivar a imunização das crianças contra a Covid-19 e reforçar a segurança das vacinas disponíveis, a Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu, nesta quarta-feira (09), a live “Segurança e necessidade da vacinação das crianças”, com a participação de especialistas no assunto.
A conversa foi mediada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e teve como convidados o pediatra infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, além do infectologista Éder Gatti, doutor em Saúde Coletiva e médico no Instituto Butantan.
Também participaram da transmissão três jornalistas que atuam na Grande Vitória. São eles: Leonel Ximenes, colunista de A Gazeta; Ana Carolina Monteiro, editora de Saúde no jornal Folha Vitória; e Leticia Olandi, do Portal ES360. No início da transmissão, os profissionais apresentaram as dúvidas cotidianas sobre a vacinação no público infantil a relataram o momento de campanha da vacinação vivenciada anteriormente por eles.
O pediatra infectologista Renato Kfouri evidenciou a queda de óbitos pela doença após o início da vacinação em âmbito nacional e o número de casos de crianças contaminadas com o vírus no País. No Espírito Santo, na faixa etária entre 05 e 11 anos, já são mais de 35 mil casos confirmados da doença e seis mortes registradas.
O médico destacou a importância do debate proposto para a construção de confiança por parte das famílias. “A informação é muito importante para que consigamos conquistar nossas metas de vacinação, aproximando a ciência da população. Acredito que a parceria entre os gestores, comunidade científica e comunicadores é o caminho para melhorarmos e recuperarmos a confiança nas vacinas”, frisou Kfouri.
O médico Éder Gatti mostrou os índices de eventos adversos na sociedade, destacando a importância e segurança de todas as vacinas disponibilizadas no momento. Além disso, ressaltou que as crianças precisam ser protegidas contra a Covid-19.
“As vacinas não são experimentais. Elas foram licenciadas por órgãos licenciados e não há motivos para não se imunizar. Aproveito para alertar a população sobre as notícias falsas, que atrapalham muito nesse processo. A melhor informação é aquela vinda de veículos sérios e comprometidos com o trabalho. Temos por obrigação passar para os nossos filhos o legado da vacinação. Não podemos passar a informação de que vacina é dispensável, sendo que isso é um risco muito grande. As coberturas vacinais de todos os imunobiológicos estão caindo e tendo crianças e adultos achando que as vacinas são dispensáveis”, disse.
O secretário Nésio Fernandes encerrou o encontro com um pedido às famílias capixabas, incentivando a imunização de todos. “Faço um apelo para que todos procurem a vacinação no mutirão que realizaremos nesta sexta-feira e sábado. Estamos prontos para proteger e cuidar bem da população capixaba, mas para isso é fundamental o gesto de responsabilidade e amor por parte da sociedade: levar as crianças para a imunização”, ressaltou.
Clique aqui e confira a live na íntegra.
Mutirão de vacinação sexta-feira (11) e sábado (12)
Nesta sexta-feira (11) e sábado (12), será realizado nos municípios capixabas um mutirão de vacinação por livre demanda contra a Covid-19 para o público infantil de 05 a 11 anos. Durante os dois dias da ação, serão ofertadas, aproximadamente, 65 mil doses, distribuídas nas regiões Metropolitana, Central, Norte e Sul.
Os responsáveis que acompanharem os menores de idade e estiverem com alguma dose em atraso também poderão ser vacinados e manter o esquema vacinal em dia. A população terá acesso ao serviço em locais e horários estratégicos pré-definidos pelos gestores municipais.
Clique aqui e confira os locais de vacinação durante o mutirão.
Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 31°
Parcialmente nublado