Terça, 22 de Abril de 2025 02:55
27 9 9995 3478
Geral Espírito Santo

Empresas capixabas intensificam busca por crédito para descarbonização

O interesse das empresas capixabas por práticas sustentáveis está em alta. Uma pesquisa realizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (...

10/04/2025 22h56
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O interesse das empresas capixabas por práticas sustentáveis está em alta. Uma pesquisa realizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e pelo Observatório Findes apontou que 80% das empresas capixabas demonstram grande interesse em adotar medidas de descarbonização. O levantamento revela ainda que 90% das companhias já têm maturidade nos temas de eficiência energética e resíduos sólidos.

A pesquisa teve como objetivo mapear o nível de conhecimento e o apetite do setor produtivo por soluções sustentáveis. O estudo está alinhado ao Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e servirá de base para a criação de linhas de financiamento pelo Bandes.

Segundo o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive, o banco tem papel estratégico para transformar diretrizes ambientais em ações concretas. “A descarbonização é um tema que veio para ficar e esse compromisso precisa ser convertido em investimentos concretos. É neste ponto que o Bandes exerce seu papel determinante. Como instrumento financeiro do Governo do Estado, sobretudo sob a liderança do governador Renato Casagrande, que é um líder nacional na temática, o banco atua para transformar diretrizes de sustentabilidade em projetos viáveis, proporcionando as condições necessárias para que as empresas capixabas avancem nesta agenda”, pontua.

"O desenvolvimento sustentável exige planejamento e acesso a recursos. Nesse sentido, o Bandes está se adiantando para impulsionar esse movimento, com vistas a garantir que o Espírito Santo alcance os objetivos de descarbonização com solidez econômica e protagonismo perante ao cenário nacional”, afirma Saintive. O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, também ressalta a importância da pesquisa. “A partir desse levantamento será possível, de forma conjunta entre a iniciativa privada e o poder público, identificar oportunidades e gerar potenciais parcerias que estejam alinhadas às estratégias de diversificação da matriz energética e descarbonização no Estado. A indústria tem cada vez mais liderado essa agenda e a Findes é uma grande entusiasta e estimuladora do desenvolvimento de tecnologias e inovações que contribuam para tornar os negócios mais eficientes, produtivos e sustentáveis”, ressalta.

Os dados da pesquisa reforçam uma tendência global: a transição para uma economia de baixo carbono. No Espírito Santo, esse movimento ganha força com a destinação de R$ 500 milhões para projetos de transição energética e descarbonização, recursos oriundos do Fundo Soberano do Estado, que utiliza royalties do petróleo e gás para fomentar a diversificação econômica, já anunciados pelo Governo do Estado.

A descarbonização envolve a adoção de tecnologias limpas, substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis e melhorias na eficiência energética — medidas especialmente relevantes para o setor industrial, que responde por grande parte do consumo energético estadual.

Para a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, os resultados da pesquisa indicam um novo momento para a economia capixaba. “A transição para uma economia de baixo carbono já é uma realidade inadiável, e os resultados desta sondagem, conduzida em parceria com a Findes, oferecem um panorama importante sobre o posicionamento das empresas capixabas diante dessa urgência. No Bandes, temos o compromisso de fomentar iniciativas sustentáveis e estruturar soluções financeiras alinhadas às demandas do setor produtivo, garantindo que a descarbonização aconteça de forma competitiva e viável técnica e financeiramente”, destaca.

Além dos ganhos ambientais, a adoção de práticas sustentáveis representa vantagem competitiva para as empresas. O estudo aponta que 56% das companhias já têm investimentos previstos em descarbonização, demonstrando um compromisso crescente com a agenda verde.

A pesquisa completa pode ser acessada  aqui .

Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424

[email protected]

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gabriel da Palha, ES
Atualizado às 01h07
21°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

21° Sensação
1.78 km/h Vento
85% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)

Mín. 18° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Amanhã (24/04)

Mín. 19° Máx. 28°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias