O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, na manhã da última sexta-feira (21), no município de São Gabriel da Palha, a Operação Colheita 2021, que consiste em reforçar o policiamento ostensivo da região rural durante todo o período de colheita de café, cana-de-açúcar, abacaxi e outros cultivos, que ocorrem entre os meses de maio e novembro.
Representando a Cooabriel, esteve presente o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, o vice-presidente, Onivaldo Lorenzoni, o secretário, Jonathan Rondelli , bem como, os membros do conselho de administração, Camilo da Silva Ramos e Geraldo Camilo Pereira e do conselho fiscal, Verônica Kruger Wutke de Oliveira e Maurício Carletto Scalfoni . A solenidade também contou com a participação de outros cooperados da Cooabriel.
O objetivo da ação é aumentar a segurança dos produtores rurais durante o período, por conta da migração de pessoas, além da maior circulação de mercadorias e valores nas regiões produtoras do Estado.
A sócia da Coabriel e produtora rural, Jocelina Cuquetto, ressalta a importância da iniciativa, pois já foi vítima de furto na propriedade. “Posso me sentir mais segura em razão da quantidade de viaturas que serão direcionadas para a nossa região. Espero que traga mais segurança para trabalharmos, especialmente nesse período de pandemia, pois o produtor rural se esforça para que o alimento chegue a população. É importante que a ação se estenda por todo o ano”, disse.
O conselheiro administrativo da Cooabriel, Camilo da Silva Ramos, falou sobre a importância da segurança. “Houve um aumento significativo de ação de bandidos no interior com produtores sendo abordados por esses meliantes. A expectativa é boa porque precisamos de segurança para trabalhar”, afirmou.
O governador Renato Casagrande destacou a importância da segurança para os produtores da região. “Recebemos hoje muitas reclamações da ocorrência de furtos, roubos e até homicídio no interior do Estado. Com esse reforço no policiamento, estamos dando hoje um passo a mais para atacar esse problema. Serão empregadas 200 viaturas em todas as regiões do Estado. É muito importante que o agricultor observe e acione imediatamente as forças de segurança. O nosso compromisso com a agricultura capixaba não se resume à segurança. Também estamos realizando obras em estradas vicinais pavimentadas com Revsol, além do Caminhos do Campo e de outras rodovias estruturantes que estão em andamento”, afirmou.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, alertou sobre a necessidade de manter essa ação ao longo do ano para a proteção dos produtores da região. “O governador Renato Casagrande informou que irá avaliar essa possibilidade. Em alguns municípios é grande o número de ocorrências no meio rural e já havíamos oficializado essas informações junto à Secretaria de Segurança do Estado, pois é fundamental que os cafeicultores tenham mais segurança”, finalizou.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo nublado