Na próxima terça-feira (03), acontece o lançamento oficial do projeto cultural Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis. A cerimônia de lançamento, que acontece no HubES+, durante a Festa da Criatividade (FestCria), marca o início de uma série de ações previstas para 2025.
A partir da Baía de Vitória, que conecta os municípios de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra, o projeto convida a repensar as formas de convivência neste território, articulando história, natureza e cidade. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da Baía, utilizando a arte como eixo transversal para promover ações que gerem impacto positivo e transformador na região.
“Estamos propondo repensar e reimaginar de forma crítica as relações culturais, históricas e territoriais dos municípios que margeiam a Baía de Vitória e isso está relacionado também ao Estado, por Vitória ser a nossa Capital”, afirma Angela Gomes, coordenadora do projeto.
O Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis propõe seis frentes principais de atuação: uma exposição de arte contemporânea, em Vitória; atividades educativas em escolas públicas; percursos marítimos; uma websérie documental; oficinas culturais e socioambientais; e uma publicação em formato de e-book gratuito, que expande os debates e reflexões sobre o território.
O Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis é realizado pelo Studio DAUS, com patrocínio do Instituto EDP, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).
Idealizado pelo grupo de arquitetos Angela Gomes (coordenadora), Flora Simon, Kleber Frizzera, Flávia Botechia e Leo Izoton, o projeto conta também com uma equipe multidisciplinar.
Convite à transformação
Gratuito e aberto ao público, o evento de lançamento no HubES+ marca o início de uma jornada que busca transformar a relação da população com a Baía de Vitória. A programação incentiva o diálogo, participação e a construção coletiva de novas perspectivas sobre as "outras margens possíveis".
"Outras margens são possíveis é uma afirmação, não uma pergunta ou dúvida. Trata-se de uma crença ou esperança nas possibilidades de desconstruir e reconstruir o futuro/presente, extraídas coletivamente de uma conjuntura específica de tempo e espaço: a Baía de Vitória”, afirma Kleber Frizzera, consultor do projeto.
Chamada pública
Na próxima terça-feira (03), será apresentada a chamada pública para artistas interessados em integrar a exposição de arte prevista para 2025. Detalhes sobre o chamamento e as próximas ações estarão disponíveis nas plataformas oficiais. (link @projetobaiadevitoria).
Serviço:
Lançamento do projeto Baía de Vitória: outras margens possíveis
Quando: 03 de dezembro de 2024
Onde: Hub ES+, Praça Costa Pereira, 30 - Centro, Vitória - ES
Horário: Início às 9h40
Entrada: Gratuita
>
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 30°
Tempo limpo