Marcos Antonio Burgarelli
Começamos este 08 de junho de 2019 com uma triste notícia. Às 7h50 da manhã deste sábado por decorrência de uma parada cardíaca, em um corpo já debilitado após muitos dias (desde 18 de maio deste ano) de tratamento contra uma infecção bacteriana, faleceu no hospital onde estava internado município de Serra, Luizmar Mielke, o Maca, com quase 52 anos, idade que ele completaria em 26 de dezembro deste ano.
É com extremo pesar que noticiamos aqui o falecimento de Maca – não antes, a pedido de familiares, em respeito ao filho de Maca, Antônio – este que apenas no final da manhã foi informado da morte do pai.

A morte de Maca é uma perda inestimável para seus amigos, para servidores públicos dos municípios de Vila Valério e São Gabriel da Palha, para o meio político, mas principalmente para seus familiares. “A família chora tamanha perda e a dor que sentimos não é maior que a certeza da salvação e ressurreição. Cremos que, se Deus o levou nesse momento é porque ele estava preparado para estar junto do Pai Celeste”, afirmou a irmã Ilva, ao nosso portal de notícias.
Vida
O filho da dona Elsa e do Sr Ulrich Justo Mielke, esposo da Cláudia e pai do Antônio, tinha ainda os irmãos Marcos e Ilson e as irmãs Tânia, Vânia, Sônia, Ilva e Tatiana. Maca teve uma longa e bonita história de vida, com muito estudo e trabalho e, uma forte trajetória política.
Nascido em São Gabriel da Palha, em 1967, Luizmar Mielke começou a trabalhar cedo no comércio que o pai tinha. Aos 11 anos já era um exímio negociador e atendia como gente grande a clientela. Jovem, Maca ficou por um tempo em São Paulo, iniciou os estudos de filosofia e letras na Universidade Estadual de São Paulo – USP, ao mesmo tempo em que cursava o nivelamento em Teologia no então Instituto Concórdia de São Paulo, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, da qual sempre foi membro.
Segundo familiares, estudar muito e dormir pouco, somado a falta da família, sobrecarregaram (com esgotamento físico e mental) o jovem que, na época – entre 1984 e 1986 – precisou abrir mão daquela enorme cidade. Retornou então ao ES, estudou direito e ingressou na vida pública, tornando-se vereador (1989-1992) e, novamente vereador e presidente da Câmara de São Gabriel da Palha (1993-1996). Se casou com Cláudia de Souza e tiveram seu filho, Antônio.
Visão Política
Como um visionário, com a ajuda de amigos e parceiros políticos, por meio de sua influência e empenho, ajudou a emancipar o município de Vila Valério, do qual criou o brasão, tamanho era o zelo e cuidado com cada detalhe da administração pública. Também criou o brasão de São Gabriel da Palha. Nos arquivos da Câmara Gabrielense, ainda o papel manteiga com os traços feitos à mãos do escudo municipal está guardado.

O primeiro prefeito de Vila Valério (1997-2000), logo após a pequena cidade ter sido emancipada de São Gabriel da Palha, Maca governou a o município também em outros dois mandatos (2001-2004 e 2013-2016). Entre outros cargos que ocupou, foi procurador da Câmara de Vila Valério, diretor do hospital Silvio Avidos, em Colatina e, atualmente era secretário de administração da Prefeitura de São Gabriel da Palha.
Mensagens de pesar
Em nome da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, denominação na qual Maca foi batizado, crismado e casou-se, o Pastor-conselheiro do Diesnorte – Distrito Espírito Santo Norte, Pr. Emerson Linhaus, divulgou nota de pesar. “Em nome do Diesnorte, desejamos que Deus em sua sábia providência console e conforte a família enlutada, pois Deus nos deixou uma certeza de que aquele nele crer em Jesus ainda que morra, viverá” disse.
O prefeito de Vila Valério, Robson Parteli, divulgou nota de pesar e decretou luto oficial de três dias no município. Nesta segunda-feira (10), será ponto facultativo para as repartições públicas da cidade. De acordo com o texto do decreto, “é dever do município reconhecer o trabalho, o exemplo e a dedicação de Maca em favor da comunidade”.
A prefeitura de São Gabriel da Palha divulgou mensagem. “A Prefeitura de São Gabriel da Palha, prefeita e seus servidores, se solidarizam com a família e amigos. Maca ajudou a construir a cidade através de seus serviços prestados como servidor público”, diz a nota.
Velório e sepultamento
O corpo de Maca será velado no templo da Igreja Evangélica Luterana em Vila Valério. O sepultamento está marcado para este domingo às 9h da manhã, no cemitério da localidade de Padre Francisco, no mesmo município.
Nossos sentimentos
Eu, Marcos Antonio Burgarelli, Jornalista, tive a oportunidade de atuar como profissional ao lado de Maca, em 2016, quando ele disputou a reeleição para a prefeitura de Vila Valério. Naquele pleito ele não foi vitorioso na política e, já acostumado, aquela derrota nas urnas não o abalou, era mais uma eleição.
Naquele período, eu sim, me senti vitorioso, pela oportunidade de estar próximo e aprender com aquele alemão extremamente inteligente que trabalhava 20 horas por dia, viciado em trabalho, mas com um enorme coração que derramava amor pela Cláudia e o Antônio, algo que eu vi de perto, pois a campanha era toda trabalhada no escritório dentro da casa da família.

Em outra ocasião, tive a oportunidade de atualizar os traços do brasão do município de São Gabriel da Palha, o qual ele havia criado e, por respeito a ele, claro, o chamei para acompanhar o processo da releitura, para não fugir aos detalhes originais, pensados por ele.
Meu respeito ao Maca, que conquistou, construiu e deixa exemplos. Poucos como ele, puderam construir uma cidade. Na certeza do reencontro na eternidade, por meio do sacrifício de Cristo, fica a saudade.
Muito linda a matéria !! Parabéns, Marcos !!!
Eu admirei e admiro muito o Maca, pelo seu exemplo de retidão, equilíbrio e Amor a Deus, à família, aos amigos e ao Povo de Vila Valério e de São Gabriel da Palha.
Deixa-nos um belo exemplo de Homem Honrado e do Bem.
Político Cioso e Exemplar
A nossa certeza, pela nossa Fé, é que Deus o Acolhe no Seu Reino.
O Admiro Maca pelo belo exemplo que nos deixa.
A Cláudia e ao Antônio, o nosso carinho e solidariedade.
Abraços. Marcus Vicente