Durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes disse que o Espírito Santo pode vacinar até setembro toda a população com mais de 18 anos. “Já atingimos mais de 40% da cobertura vacinal do público-alvo do Plano Nacional de Imunizações com a primeira dose, o que coloca o Espírito Santo entre os estados que mais vacinaram a população”, disse o secretário.
A previsão, segundo informou Nésio Fernandes, é que em julho as prefeituras comecem a vacinar a faixa etária de 30 a 39 anos e que, até dezembro, adolescentes entre 12 e 18 anos podem começar a ser imunizados no Brasil.
O estado é o terceiro que mais aplicou a segunda dose de vacinas contra a covid-19 no Brasil. Segundo levantamento do consórcio de imprensa, que reúne dados das secretarias estaduais de Saúde, até domingo (28) 13,45% da população do estado já foi totalmente imunizada contra o coronavírus.
O Espírito Santo está atrás apenas do Mato Grosso do Sul (16,57%) e Rio Grande do Sul (15,77%). São Paulo com 13,11% e Amazonas com 12,74% completam o ranking dos cinco estados que mais vacinaram com a segunda dose.
Ainda durante a coletiva o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse que o Espírito Santo ainda não tem registro de circulação da variante delta, identificada pela primeira vez na Índia.
“Até esse momento, não identificamos no Espírito Santo a transmissão por essa variante. Temos um sistema de vigilância que é composto do ingresso de pessoas por via marítima, onde a Anvisa acompanha e monitora todos os navios que chegam de outros países. É uma viagem mais longa, mais demorada, e normalmente o navio não atraca imediatamente quando chega aos nossos portos”, explicou.
Segundo o subsecretário, esse sistema de vigilância consegue detectar se durante a viagem alguém adoeceu, seja por covid-19 ou por alguma outra doença. Neste caso, são adotadas medidas como isolamento social no navio e testagem em massa dos tripulantes.