A corrida pela abertura de novos leitos hospitalares trazida pela pandemia do novo coronavírus continua em todos os estados.
Hospitais em todo o Brasil abriram mais de 21 mil leitos de UTI dedicados exclusivamente ao atendimento de pacientes da Covid-19, e embora outras doenças também continuem dizimando, em todo território nacional o medo de contrair esse vírus é o que há em comum.
De acordo com dados do IBGE e do DataSUS, no Brasil, dispomos de 1 leito de UTI para cada 10.000 habitantes. Antes da Pandemia, nunca haviam sido criados tantos leitos de UTI no país.
Espírito Santo
O Espírito Santo tem o melhor indicador. Foi registrado que o estado tem 6.888 capixabas por unidade de terapia intensiva destinada à doença, quando os melhores resultados em outros estados é de 9 mil por leito.
Esses dados foram mostrados por um estudo feito pela start up Bright Cities que buscou informações dos 27 estados do Brasil.
Esse resultado é reflexo do trabalho na saúde pública capixaba, onde o governo estadual entregou à população leitos novos para tratamento de Covid em UTI e enfermaria nos hospitais em todo Espírito Santo.
Como já dito, dentre todos os estados, sete tem 1 leito de UTI Covid para menos de 9 mil habitantes, levando-se em conta a população estimada pelo IBGE para 2020. O pior resultado é do Pará com 24 mil habitantes por leito, destinados ao tratamento do Covid-19.