O Projeto de Lei 84/2021 de autoria da deputada estadual Raquel Lessa, foi protocolado na Assembleia Legislativa com a proposta de criar um programa de telemedicina para mulheres gestantes, durante o período de crise sanitária do novo coronavírus.
O objetivo é ofertar atendimento online nas consultas de rotina das grávidas com especialistas em ginecologia e obstetrícia, visando assim reduzir o trânsito de pessoas nas unidades de saúde, diminuindo o risco de contágio e resguardando a saúde dessas mães e de seus bebês.
“Temos visto na imprensa um aumento no número de casos de gestantes infectadas pelo novo coronavírus durante a gestação, com quadros graves e possibilidade de transmissão da Covid para o bebê. Diante disso, vemos a necessidade de ofertar mecanismos alternativos para consultas de rotina ao longo do período gestacional e a teleconsulta é uma opção mais segura para essas mulheres”, destaca a deputada.
O projeto prevê, em um de seus artigos, que a Secretaria de Estado de Saúde poderá firmar parcerias com a iniciativa privada visando obter uma plataforma digital a custo baixo, para que os profissionais de saúde, que cuidam da saúde da mulher gestante, tenham instrumento adequado à realização de atendimentos de rotina de forma remota.