O deputado estadual, Renzo Vasconcelos (PP/ES), criou quase 50 propostas exclusivas para o combate ao novo Coronavírus no estado do Espírito Santo. Esse número corresponde a 68% das ações apresentadas ao governo capixaba em 2020.
Desde o início do ano, foram realizadas 69 indicações e desenvolvidos 2 Projetos de Lei nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, assistência social e agricultura.
Para o deputado, o momento pede ações rígidas de enfrentamento direto a esse inimigo invisível que tem devastado inúmeras famílias no Brasil.
“A Covid-19 é um inimigo perigoso que precisa de todo nosso empenho para ser combatida. A saúde da população é a principal pauta do nosso mandato e vamos continuar focados no bem-estar e segurança dos capixabas”, afirmou.
Uma das indicações de maior destaque é o pedido de potencialização do repasse de recursos para o atendimento básico de saúde.
“O trabalho realizado pelos agentes de saúde da família nas residências é muito importante para o combate precoce. O atendimento na base pode evitar a disseminação do novo Coronavírus nas comunidades, já que os profissionais fazem a verificação do estado de saúde ali mesmo na casa das pessoas”, frisou.
A indicação de novos recursos para a saúde básica nesse momento é para aumentar e melhorar a qualidade das prestações de serviço, intensificando os atendimentos e dando mais condições de trabalho aos profissionais.
Renzo disse ainda que a ideia é diminuir a superlotação nos hospitais que estão na linha de frente no tratamento aos pacientes diagnosticados com Covid-19.
“Se a gente conseguir identificar os casos precocemente, as recomendações de isolamento domiciliar podem ser indicadas imediatamente. Em caso de agravamento dos quadros clínicos detectados, aí sim os agentes fariam a recomendação de internação para os pacientes infectados,” destacou.
Outra indicação importante é o pré-natal em casa. A proposta visa levar os profissionais de saúde até as gestantes, evitando o contato delas com os ambientes hospitalares. Ao longo de toda a gestação, elas seriam assistidas e garantiriam a saúde delas e do bebê.
Para acompanhar todas as ações propostas pelo deputado, o cidadão pode acessar o site www.ales.es.gov.br.
Covid-19 no Espírito Santo
Conforme dados do Governo do Estado do Espírito Santo, mais de 71 mil capixabas foram diagnosticados com Covid-19 e mais de 2 mil pessoas já morreram vítimas do vírus em todo o estado.