Como noticiamos aqui no último dia 30 de março, a secretaria da saúde de São Gabriel da Palha divulgou que uma equipe estava saindo naquela tarde para colher material para exame de um indivíduo, havendo a possibilidade de estar infectado com o novo coronavírus, pois tinha alguma das características para tal exame (pessoa ter vindo de fora do país; ou ter tido contato com alguém sabidamente positivo para o novo coronavírus; ou com alguma manifestação da epidemiologia.)
Nesta quinta, o comitê municipal sanitário de prevenção e enfrentamento ao Covid-19, por meio de Boletim diário divulgado pela Prefeitura, anunciou que o teste deu negativo.
Como o exame funciona?
Ao contrário do que possa parecer, não é um exame de sangue que faz o diagnóstico. O teste para o novo coronavírus é feito a partir do recolhimento de secreções da região da nasofaringe e da orofaringe.
Para isso, um bastonete (swab) é introduzido no nariz e outro na garganta e ficam umedecidos com a secreção. Esse material é analisado em teste bem específico para a presença de vírus através de metodologia PCR, que identifica o material genético do vírus, o seu RNA.
O resultado do exame sai em 24 horas, mas o volume muito grande de solicitações atuais tem levado o prazo para 48 horas.
Planos ainda não cobrem. No Espírito Santo o Laboratório Central do Estado – Lacen, que é público, está realizando os exames. O exame particular custa em média R$ 280.
Positivo, negativo? Fique alerta!
Não existe falso positivo para o exame do novo coronavírus. Porém, segundo a médica Myrna Campagnoli, endócrino-pediatra e diretora médica do Frischmann Aisengart, laboratório da rede Dasa, em entrevista ao SempreFamília, o resultado dar negativo, não garante a não infecção, pois o diagnóstico pode mudar entre 48 e 72 horas.