Por Marcos Antonio Burgarelli, Jornalista
Desde o último dia 17, as escolas públicas do Espírito Santo tiveram suas aulas suspensas, como medida para diminuir a exposição e o contágio do novo coronavírus – Covid-19 no Estado. As escolas particulares e cooperativas educacionais, mesmo não tendo a orientação em caráter obrigatório, também paralisaram suas aulas.
Nesse contexto, diversas instituições que já trabalham com o uso da tecnologia para o ensino a distância saíram na frente. É o caso da Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha (Coopesg), que implementou nesta semana o modelo de educação à distância, amparada pelo Decreto 4606-R de 21 de março de 2020, do governo do Espírito Santo que de forma emergencial, institui as aulas não presenciais.
Plataformas
A Coopesg está oferecendo o conteúdo para seus mais de 200 alunos, por meio de plataformas digitais da Rede Pitágoras, pelo aplicativo de gestão escolar utilizado pela escola – que envolve também a família – o EscolaWeb, entre outras tecnologias como os aplicativos de mensagem instantânea.

Segundo a coordenação da escola, os professores e alunos já estão utilizando o sistema e migrando as atividades presenciais para o universo on-line. O recurso está dando tranquilidade e segurança para os pais, também a oportunidade única da família participar da vida escolar dos filhos, além de proporcionar a união e a ocupação na rotina em casa, diante de uma situação emergencial como a que vivemos.
Horários
De acordo com a direção da escola, os professores cumprem on-line o mesmo horário que já estava marcado para as aulas presenciais. Dessa forma, o aluno pode interagir e tirar dúvidas em tempo real, além de acessar as atividades propostas para a turma nas plataformas. Vídeos também estão sendo gravados pelos professores, com a orientação para cada conteúdo.

“A situação nos pegou de surpresa […] nesse momento o espírito cooperativista na organização das aulas e dos profissionais é crucial. Estamos funcionando por aula EaD. Isso é um desafio para todos e vejo como algo que vai nos fortalecer. Tudo é muito novo e desafiador, por isso manteremos o equilíbrio, a serenidade e responsabilidade de nos organizarmos e mantermos a qualidade do nosso ensino”, afirmou a diretora pedagógica Ana Caroline Torres.
Interação com a família
Os pais aprovam a metodologia que dá também a oportunidade de aproximação da vida escolar. “Estou vivendo uma grande experiência nesses dias. Minha turminha é grande. Três filhos. Maternal, quarto e sexto ano! Ao mesmo tempo que ensino eu também aprendo e tenho que planejar e dividir os momentos com cada um.
Mas acho muito importante o ambiente escolar pois sinto que eles ficam dispersos em alguns momentos. É também um momento de reconhecer e valorizar o trabalho do professor e todos envolvidos no ensino. Ter o domínio do conteúdo e passar pra eles não é tarefa fácil. Por eles, eu me dedico cada momento. Juntos vamos tirar nota 10”, afirma a farmacêutica Rafaela Sfalsin.
O que dizem os professores
“Mesmo a Educação Especial que é trabalhada na nossa escola, está tendo todo o apoio possível para não parar. Nossa equipe está muito unida pelo bem dos nossos alunos e suas famílias”, afirma o professora, Danuza Chiarelli.
Prazo
O uso da plataforma virtual no lugar das aulas presenciais segue até que novas medidas sejam anunciadas. O atendimento administrativo e de secretaria continua. Mais informações pelos telefones 27 99897 6603 e 3117 2355.