Com o leilão da concessão do Aeroporto de Vitória, em conjunto com o Aeroporto de Macaé (RJ), a aviação no Espírito Santo vai alçar voos mais altos. Além das melhorias previstas para a internacionalização do principal aeroporto capixaba, estão previstos investimentos do Governo Federal para a viabilização do Plano de Aviação Regional. O foco é a ampliação do Aeroporto de Linhares, com previsão de entrega até o final deste ano, e as adequações necessárias no Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, que aguarda a proposta de projeto.
O deputado federal Evair de Melo (PP-ES), que em janeiro se reuniu com a Secretaria de Aviação Civil, vem atuando fortemente para garantir a execução do Plano de Aviação Regional. Em suas redes sociais, o parlamentar comentou sobre o arremate do Bloco Sudeste por parte da Zurich Airport Latin America Ltda. pelo valor de R$ 437 milhões, 830% superior ao lance mínimo. “Foi um sucesso absoluto. Nós trabalhamos muito para que tivéssemos um aeroporto novo e sempre acreditamos que seria possível fazer a concessão do nosso aeroporto para o setor privado e para uma das maiores operadoras aeroportuárias do mundo. Agora vamos trabalhar para que as modernizações também cheguem na aviação regional, promovendo infraestrutura logística cada vez mais adequada aos capixabas”.
Evair reafirma que a privatização em conjunto com o Aeroporto de Macaé traz uma série de benefícios, como o diálogo direto com setores estratégicos da economia, como o de Petróleo e Gás, e o aumento da arrecadação da Prefeitura de Vitória com a cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e do IPTU. “Essa concessão é uma grande conquista para todos os capixabas, pois é garantia de aumento nas possibilidades de investimentos e geração de empregos para o nosso povo”, completou.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, atualmente são 3,3 milhões de passageiros por ano que utilizam os dois terminais do Bloco Sudeste e a previsão para 2049 é de alcançar o número de 8,2 milhões passageiros por ano. Nos primeiros 18 meses de contrato, a empresa deverá garantir a padronização do atendimento do nível de serviço de acordo com as recomendações da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), além do percentual mínimo de processamento de passageiros em pontes de embarque (65% em voos domésticos e 95% para voos internacionais).
Zurich venceu leilão dos aeroportos de Vitória e Macaé por R$ 437 milhões; ágio de 830%
O Aeroporto de Vitória será administrado nos próximos anos pela Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça. O leilão foi realizado na bolsa de valores de São Paulo nesta sexta-feira (15/3). A Zurich deu o lance de R4 437 milhões pelos aeroportos de Vitória e de Macaé que fazem parte do bloco do Sudeste.
A Zurich Airport administra no Brasil os aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte, e de Florianópolis (SC). Segundo a aAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o ágio foi de 830% sobre o valor mínimo de R$ 46,9 milhões. Já a outorga total estimada para os 30 anos da concessão é de R$ 435 milhões.
Também foram leiloados os Blocos Nordeste (Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande), e Centro-Oeste (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta).
Os 12 aeroportos em licitação respondem por 9,5% do mercado doméstico, com quase 20 milhões de passageiros/ano. Essa foi a primeira rodada de concessão de aeroportos em blocos. Os lances iniciais mínimos foram de R$ 171 milhões para o Bloco Nordeste; R$ 46,9 milhões para o Bloco Sudeste; e R$ 800 mil para o Bloco Centro-Oeste.