Como divulgamos aqui no Portal Extra, o governo do Espírito Santo preparava um mapeamento para classificar as regiões e municípios com menos ou mais riscos da transmissão do novo coronavírus.
O mapeamento ficou pronto. A classificação de baixo, moderado e severo para o risco de transmissão ajudará ao setor econômico, principalmente o comércio, a retomar aos poucos as suas atividades, considerando os níveis de risco de transmissão e, regras para o funcionamento.
Assim, comércios de 72 municípios do Espírito Santo voltarão a funcionar, seguindo algumas regras. O horário de funcionamento, por exemplo, passa a ser de 10h às 16h e todos os funcionários deverão usar máscaras, de forma obrigatória.
A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante entrevista coletiva, por meio da internet, realizada na tarde deste sábado (18). De acordo com ele, as lojas ainda devem manter o distanciamento entre os clientes, sendo 1 cliente a cada 10 metros quadrados.
A decisão foi anunciada pelo governador, por meio da internet, na tarde deste sábado, (18). De acordo com ele, as lojas ainda devem manter o distanciamento, considerando no interior da loja 1 cliente para cada 10 metros quadrados.
As regras valem para municípios com risco considerado baixo e moderado. Galerias e centros comerciais devem funcionar com metade da capacidade, ou seja, um cliente a cada 14 metros quadrados.
Ficam de fora apenas os municípios da Grande Vitória e de Alfredo Chaves, onde permanecem valendo as medidas anunciadas anteriormente, pois se enquadram em grau de risco severo.