O evento foi promovido pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) – maior autoridade do segmento no país – que avalia os produtos e as empresas pelo seu desempenho em qualidade em diversas categorias de cafés, entre eles extraforte, tradicional, superior e gourmet.
O Café Meridiano Classic recebeu a premiação de 1º colocado na categoria de Café Superior no ano de 2020 concorrendo com outras 169 marcas. Para Cleverson Pancieri este reconhecimento representa uma enorme alegria e valoriza ainda mais o café capixaba de qualidade. “O Meridiano Classic foi um produto lançado na década de 90 já com o conceito de café especial, quando esse assunto era pouco abordado no meio e, desde então, o sabor e aroma diferenciados do produto vem adquirindo fieis e exigentes clientes apaixonados por cafés especiais”. O diretor explica ainda que para alcançar esse nível de qualidade há muito investimento em tecnologia, rigor durante a seleção da matéria-prima dos produtores e comprometimento dos colaboradores que industrializam o café. “Café especial começa na origem, lá na planta, e continua exigindo atenção, cuidado e carinho quando passa pela industrialização até chegar à xícara que servimos. Tem muita gente envolvida e gostaríamos de dedicar a conquista a todos”.
A seleção dos cafés participantes do Prêmio Melhores da Qualidade acontece de acordo com o monitoramento nacional realizado pelo Programa de Qualidade do Café (PQC), que coleta amostras em supermercados, padarias, empórios e mercearias para enviá-las a laboratórios credenciados para análise sensorial em uma escala de 0 a 10 pontos. De modo complementar, o programa avalia as boas práticas de fabricação e os processos de industrialização.