Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (25) o projeto de lei nº 162/2019, de autoria de Marcos Garcia (PV), que prevê a utilização de avisos sonoros em instituições bancárias no Estado. O objetivo é permitir um atendimento inclusivo às pessoas com deficiência visual. A matéria segue para análise e sanção governamental.
De acordo com o deputado Marcos Garcia, a iniciativa de seu mandato tem por objetivo facilitar o atendimento às pessoas com deficiência visual, garantido os direitos à dignidade e à acessibilidade, trazendo maior independência a uma parcela significativa da população. “A instalação de senhas com sinal sonoro para pessoas com deficiência visual nas instituições bancárias é uma forma de colocar em prática direitos fundamentais das pessoas com deficiência”, pontua Marcos Garcia.
O texto aprovado prevê ainda que o aviso sonoro deverá estar presente em todos os setores das agências bancárias, não se limitando apenas aos caixas. “Não é raro vermos deficientes visuais precisar de ajuda para saber qual senha foi chamada. A senha sonora é uma medida simples, de baixo custo para as instituições, mas de grande significado para os deficientes visuais”, comemorou Marcos Garcia.